sábado, 29 de novembro de 2008

LOGO...


Os preços dos carros novos vão subir 2,5% em Janeiro próximo. Logo… se baixaram bastante as vendas de automóveis, por motivo da crise, do custo da gasolina e do pouco dinheiro que cada família média pode dispor, essa situação ainda se vai agravar mais para os vendedores de viaturas.
A crise também se está anotar nos casinos. Têm mais clientes, mas cada um joga menos. Logo… não há tanto dinheiro para arriscar e os Stanley Ho deste mundo também sofrem as consequências.
Sócrates continua a proteger a ministra da Educação, não fazendo o que se impunha que era nomear outro político para o lugar. Logo… a “guerra” com os professores continua e quem sofre com tudo isto são os alunos que, todos contentes, nem precisam de estudar.
Na Assembleia da República lá se realizou o debate para aprovação do Orçamento para 2009, que resultou na aprovação apenas com os votos do PS. Logo… apesar das lamúrias que permanentemente surgem por parte das Oposições, a verdade é que o Governo continua, feliz da vida, a fazer o que entende e, até às próximas eleições, Sócrates e os seus sequazes não cuidam de se esforçar para pôr de parte os elogios em boca própria e usar melhor o dinheiro público, que é o que tem de estar debaixo de olho neste momento.
Paulo Portas, no meio da sua pequenez política, não deixa de apontar o dedo desde a sua cadeira de deputado, atirando ao primeiro-Ministro as acusações mais violentas que surgem do lado dos parlamentares que estão contra o Governo. Logo… nem assim o CDS cresce no horizonte político, nem o Governo liga a mínima ao que lhe diz o partido da Direita.
Dias Loureiro continua a sua vida, agora reconfortado pelas palavras de Cavaco Silva que não lhe retirou o lugar de Conselheiro de Estado. Logo… tudo indica que, para ocupar uma posição que obriga a uma posição que não levante as menores suspeitas de má conduta em qualquer situação, não é necessário nem sê-lo nem parecê-lo.
A Ordem dos Advogados está em alvoroço, porque uma parte dela não concorda com o actual Bastonário. Logo… o que parece ser o ideal, até naquela Organização que deveria merecer o maior respeito dos cidadãos, é que um bastonário não seja muito falador e que não venha à praça pública enfrentar situações que convêm ficar protegidas de críticas.
Aquele caso, que foi muito falado, em que Abel Pinheiro, então exercendo as funções de tesoureiro (ou coisa parecida) do CDS, foi escutado telefonicamente pela Polícia, o que o tornou arguido quanto ao corte de milhares de sobreiros (completamente proibido) numa propriedade denominada Portucale, continua ainda no Tribunal e aguarda por uma conclusão. Logo… as influências políticas continuam a dar resultado no nosso País, fazendo com que culpados em actos ilícitos andem por aí a rir-se e a vangloriarem-se do que fizeram.
O Banco Privado Português, atravessando um período de enormes dificuldades e tendo-se candidato às garantias do Estado para usufruis de empréstimos de outras instituições, o que lhe foi recusado, parece ter a sua salvação alcançada, dado que outros seis bancos nacionais se juntaram para proceder a uma injecção de cerca de 500 milhões de euros. Logo… era previsível que um banco, tido como sendo uma “caixa” dos ricos, não fosse deixado entregue à situação que atingiu também outras casas congéneres; o próprio Governo mostrou-se disponível para ajudar o BPP, muito embora o ministro das Finanças tenha declarado, há uma semana, que a queda do BPP “não constituía um risco para o sistema uma eventual falência do BPP”.
Quanto ao Banco Português de Negócios, Oliveira e Costa, o único arguido detido até agora quanto à embrulhada que conduziu aquela instituição bancária à situação difícil em que se encontra, devido, parece, a negócios ilegais praticados, assumiu sozinho a responsabilidade total dos acontecimentos. Logo… a conclusão a que se chega é que, ou, de facto, o que foi presidente do BPN tinha o poder absoluto e não dividiu com ninguém os resultados das acções praticadas (que lhe deram elevados proventos), ou o ex-banqueiro é um indivíduo que, apesar de tudo, tem enorme formação moral.
E muitos mais “logos” havia a referir neste espaço. Mas não posso ir por aí fora, correndo o risco dos eventuais leitores não terem paciência para chegarem ao fim do texto. Logo…

Sem comentários: