terça-feira, 8 de abril de 2008

UM HOMEM PERFEITO


Quisera eu ser outro ser
nem comigo me parecer
aceitar tudo, bom-mau
ter atenção ao degrau
e se é feio não ouvir
o melhor sempre é fingir
viver só um dia à vez
não ver mal que outro fez
deixar passar quem tem pressa
ajudar a quem tropeça
mostrar sempre paciência
e ter à mão a clemência
para quem tem pouco tino
e tem gosto em ser cretino
não mentir se não faz falta
nem nunca enfrentar a malta
se ela está enfurecida
e vem de arremetida
deixar quem quer dissertar
se é feliz só por falar
também contrariar
quem pensa nunca errar
e gosta de se ouvir
querendo sobressair
contrapor não vale a pena
não torna a conversa amena
nem sempre o contraditório
tem algo de meritório
estar de acordo p’ra fora
para dentro não senhora
mas ninguém dará por isso
p’ra não causar reboliço
queria ser bem perfeito
ser limpinho sem defeito
estar bem com todo o mundo
que digam eu ter bom fundo

Mas se eu fosse assim
poria a rir-se de mim
e a chamar-me nomes feios
e a gritá-los sem receios
quem fosse bem diferente
que é afinal toda a gente
e eu ficaria calado
sem reagir, sem enfado
pois um santo não reage
e aceita qualquer traje

Mas sendo assim afinal
não tendo nada de mal
p’ra que serve um ser quejando
que não faz qualquer desmando
que tudo deixa na mesma
e se move como lesma ?

Queria então ser assim
suave como cetim.
Mas sem fazer mal nem bem
ser assim um Zé ninguém
que não tira nem aumenta
e só coloca água benta
em tudo que o rodeia
é mole como geleia ?

Pensando bem, não senhor
prefiro sim pôr fervor
naquilo em que me empenho
dando todo o meu engenho
mesmo que contrariando
e provocando desmando
nos interesses já criados
ainda que mal pensados;
pior que fazer mal feito
mesmo obra sem preceito
é falta de iniciativa
é ficar na defensiva
é deixar cair os braços
é ser igual aos madraços
é não cuidar do futuro
nem mostrar ser-se seguro

Homem perfeito, vá lá
toda a gente gostará
até por comodidade
e para deixar saudade
quando partir e for desta

Sem comentários: