terça-feira, 8 de abril de 2008

FARTO DISTO TUDO!...


Estou a escrever este blogue directamente no computador. Depois de ter andado a transcrever textos redigidos anteriormente, em diferentes períodos e, portanto, com humores em constante mudança. saiu-me agora esta necessidade de não deixar passar um desabafo copmentário que, como português que alguma coisa fez no passado e já não tem muito a dar em relação ao futuro,
considera que não pode calar o que lhe vai no íntimo, especialmente por atravessarmos um período nacional de enormes dificuldades económicas, financeiras e sociais que, por muito que os políticos pretendam disfarçar, só dão mostras de se agravarem ainda mais e de terem de ser os vindouros a tentar resolver a triste herança que lhes é deixada.
Durante os últimos dias, a Imprensa diária tem vindo a denunciar variados factos de gente que, tendo passado por lugares públicos de nomeada, especialmente nos governos que passaram por S. Bento, estão agora a desempenhar funções em empresas privadas ou semi-nacionalizadas cujas remunerações e regalias acrescentadas são do mais escandaloso que se pode considerar. E, pior ainda, os postos que desempenham actualmente correspondem a administrações de sociedades importantes cujas actividades estavam subordinadas, no período em que os cavalheiros de agora exerciam funções ministeriais ou autárquicas, às determinações que os mesmos to,aram na altura.
Não deixando dúvidas: antes eram pessoas importantes que tinham influência decisiva nas actividades dessas empresas e, acabando o período de governação, tomaram lugar nas mesmas empresas a usufruir das regalias que antes os mesmos concederam.
Não vou aqui referir nomes, para não ocasionar que os mesmos atingidos, actuem da forma que lhes é habitual, isto é que metam a Justiça no assunto alegando que se sentem atingidos na dita sua honra.
Não lhes basta terem ficado com a vida confortável decorrente dos favores que fizeram antes e dos benefícios que recebem agora. E os que pagam impostos - como é sua obrigação - e sofrem o agravamento do custo de vida, do desemprego, da incerteza em relação ao futuro, já o próximo e do que se aproxima, esses, se vivem perto da fronteira e podem ir aumentar os muitos milhares que já exercem as suas actividades em Espanha, lá se vão defendendo. Mas a maioria, a maralha, essa espera, espera e continua a Mas, chegado à idade que é a que alcancei nesta altura em que estou a escrever este historial, não me posso dar ao luxo de pretender atingir a perfeição. Dou largas à aspiração de deixar “coisas”, o mais que consiga e sem grandes preocupações de alta qualidade.
Outros, os que conseguiram a ajuda do tão aspirado génio, foram mais felizes. A mim resta-me o esforço e a persistência. Mesmo sem estímulo exterior ou próximo – até talvez perante o desinteresse e o descrédito no que respeita à valorização do que faço -, apenas por teimosia e por interiorização absoluta daquilo que me assalta como tratando-se de produção que vale a pena deixar, só com isso tenho prosseguido, prisioneiro na cela da minha produção completamente isolada.
Não é uma desculpa para a falta de qualidade. Eu também não gosto do que faço. Razão pela qual não releio o que me saiu na escrita e o que contemplo na pintura não me faz ficar contente comigo mesmo.
É o que tenho a dizer, mas se não o deixasse expresso também não se perdia grande coisa.ouvir os governantes a debitarem, naquela linguagem que ninguém entende, garantias de que tudo está melhor, enquanto as oposições, gulosas por também quererem vir a auferir as benesse que os poderes lhes podem dar, a prometer que, se vierem elas a sentar-se nas tais cadeiras, então pode-se esperar o céu na terra.
Eu, por mim, já não posso mais. Só assisto a corrupções, roubalheiras, por muitos nomes diferentes que alguns lhes queiram dar, e clamar que também têm direito a comer do bolo.
Competência, imaginação para fazer bem, tento nas acções e na língua, isso é que não se vislumbra por aí. Mas eu voltarei a este tema. Pois, infelizmente, não faltará ocasião para chamar os bois pelos nomes!...

Sem comentários: