domingo, 9 de agosto de 2009

ESCREVER AS MEMÓRIAS



Já me referi neste meu blogue, tempos atrás, ao tema que, sendo verdadeiramente doloroso e muito preocupante, mesmo assim merece a reflexão dos portugueses, especialmente por se encontrarem todos sujeitos, neste período difícil que se atravessa e perante o comportamento de demasiados políticos que não sabem aproveitar a Democracia para terem um bom diálogo com os cidadãos, sujeitos, dizia eu, a uma má condução da vida do País.
Trata-se, nem mais nem menos, do eventual dia de amanhã que poderá vir a passar-se em Portugal. Quem acompanha a História do nosso País e tem conhecimento do que sucedeu na altura da I República, em que os políticos da época não foram capazes de se entender e acabaram por criar disputas até violentas, acabando isso por descambar na Ditadura que colocou António de Oliveira Salazar à frente do regime, o qual durou todo o tempo para tornar a vida na nossa Nação no inferno que foi.
Essa procura de “salva-pátrias” que alguns, saudosos do passado, clamam para que apareça, pega-se com a maior facilidade à juventude que, por não ter tomado contacto com o que foi o referido período, sustenta que o aperreamento então vivido, que o controlo das liberdades, que a condução de um regime político como sucede com as religiões, provoca melhor comportamento por parte dos adversários ideológicos, que aliás nem estes devem ter direito a sustentar caminhos diferentes daquele que é praticado pelo Poder.
As Revoluções políticas sempre aconteceram assim. As caídas das democracias e a implementação dos regimes de força tiveram a comparticipação desses amantes dos tais “salva-pátrias”.
Todos aqueles que, actuando no seio do regime democrático nacional, estão convencidos de que, aconteça o que acontecer, seja qual for o comportamento dos participantes na política que temos, não existe o perigo de a História do mundo se repetir e virmos, sabe-se quando e se, acabar a Democracia de que gozamos nesta altura, nem imaginam o que aconteceria no nosso País.
Não vale a pena fazer estes avisos de tipo pessimista. Eu, que venho do que foi, que andei metido nos perigos dessa altura, que estive marcado por não ser um aderente ao regime que vigorava, ao contrário de muitos que andam por aí hoje, mascarados de democratas de toda a vida e que, sobretudo na área da comunicação social, até ganharam bastante com a sua participação no então SNI (Secretariado Nacional de Informação, para os que não sabem), eu não posso andar satisfeito com o que se vê hoje por aí. E é também por essa razão que não acedi ao convite de escrever as minhas memórias, porque isso seria o descalabro e muita gente deixaria de me falar… com o qual também não perderia muito!

Sem comentários: