sábado, 1 de agosto de 2009

É PRECISO É ACABAR TUDO, ATÉ QUE...


Só tomei conhecimento agora, quando fui assistir a uma "vernissage" na Galeria de Arte do Casino Estoril e o presidente da Câmara Municipal de Cascais, que discursou na ocasião, anunciou que tinha sido encerrada a Junta de Turismo da Costa do Estoril, com 84 anos de existência. Foi um grande espanto para quem não sabia e o responsável pelo Município deu mostras de enorme consternação. Como era possível ter sido tomada tal medida? Quem, nesta fase da vida nacional, por muito grave que seja a crise que se atravessa, por isso mesmo maior razão existe para que, ao contrário de se encerrar uma instituição que serve para prestar um grande serviço ao turismo, quem, absolutamente fora das realidades, decidiu encerrar aquela Junta que, tal como outras tantas, a funcionar correctamente, constitui uma incontrolável ajuda para melhorar e aumentar o turismo na zona onde está instalada?
A indústria turística, que, é não só hoje mas desde sempre, uma fonte de entrada de dinheiro, em euros mas não só, e promove o desenvolvimento do comércio local, particularmente os estabelecimentos hoteleiros, essa riqueza que é das já poucas que ainda mantemos, posto que a grande maioria de indústrias tem sofrido ultimamente com a recessão que se espalhou por toda a parte, o que tem é de ser desenvolvida para proporcionar a expansão de muitas fontes de rendimento, particularmente pequenas e médias empresas. Mas, dentro do espírito que tem sido observado por parte das autoridades que têm tomado posse em muitas áreas públicas, ou seja de não desenvolver as áreas que, mesmo com crise, têm de ser objecto de uma actuação de competência, dentro de tal posição o que tem ocorrido no nosso País é uma paralisação e até rectrocesso na vida nacional.
E não me refiro a este Governo. Ele tem dado mostras de falta de capacidade para fazer andar Portugal para a frente. Mas os anteriores, a mioria deles não deu mostras de ser capaz de desenvolver aquilo que, mesmo com debilidades económicas, tinha e tem condições para avançar.
Confesso que não me sinto com ânimo para me referir mais a este assunto. Acabo de chegar da inauguração da exposição no Estoril e ainda não recuperei da notícia recebida. Talvez volte a este tema num altura mais favorável.

Sem comentários: