domingo, 19 de abril de 2009

MAPA


Olho e que vejo no mapa?
O que mostra o rectângulo
em que nada me escapa
cada canto, cada ângulo
distingo todas as cores
e todos os retalhos
e só descubro amores
nada mesmo de cascalhos
são províncias, são distritos
todos eles desiguais
e também há conflitos
porque todos querem mais
recusam ficar de fora
cada um e cada qual
e quando ri quando chora
grita: aqui Portugal!

Mas, por cá, mesmo que em sonho
este País qu’é tão lindo
tem um povo que é tristonho
até quando está sorrindo.
Tem razões p’ra ser assim
mesmo tão bem colocado?
Eu cá tenho para mim
que é por ser abandonado
por aqueles que o conduzem
na luta agreste da vida
não sabem e não deduzem
como se ganha a corrida
mas não há outra melhor
a escolha foi o que deu
saída do eleitor

Vejo o mapa, acredito
haveria outro destino
mas é aqui que eu habito
qual outro é que não atino
com sol e mar à volta

Sem comentários: