sábado, 27 de setembro de 2008

ÁGUA POTÁVEL


Já cá não estarei em 2025. Logo, o problema não me diz respeito. Mas, de acordo com uma notícia publicada hoje, de que, nesse ano, Portugal e Espanha serão os dois países europeus mais afectados pelo aquecimento global, razão pela qual, segundo afirmação do periódico, não vai haver nessa altura água potável na Península Ibérica, levando em consideração previsões das Nações Unidas, o que justifica que vão aumentando as recomendações para se poupar, o mais possível, aquele precioso líquido, repito, aceitando esse prognóstico, temos todos de começar a estar preocupados, sobretudo os mais novos, levando em conta que essa altura fatídica apanhará em plena vivência milhões de cidadãos, quer os que habitem esta ponta da Europa quer os outros que, a pouco e pouco, poderão ir sentindo os efeitos daquela carência que, os que já atravessaram um deserto, conhecem bem o que significa escorropichar o fundo da garrafa e não sentir sair nem pinga dessa bebida inimitável que se chama água.
Claro que os do copo meio cheio vêm já afirmar que o Homem, com o seu poder de ir inventando soluções para os problemas, irá buscar, talvez mesmo aos oceanos, a resposta a tamanha catástrofe. Já se sabe que isso é possível, mas também se conhece que o custo e a escassez de quantidade que se pode obter hoje com essa operação, não conseguem dar resposta às necessidades do consumo de todos os habitantes da Terra.
Bem. Mas deixemos esse assunto para ser resolvido quando chegar a altura de ter de ser resolvido. Ainda faltam para aí uns dezassete anos. E as centrais de dessalinização que já existem serão certamente desenvolvidas para afastar o susto que muita gente irá apanhar. Por agora, ficamo-nos – e não é pouco – com a ameaça que cientistas já não escondem de que o degelo que se está a verificar vai aumentar o nível da água do mar cerca de sete metros. E que esta subida da água salgada irá invadir e contaminar os depósitos de água doce. Isto já chega, por agora., como susto.
Resta-nos esperar pelas frases de sossego dos optimistas, pois graças a eles diminuirá a preocupação que possa ir surgindo, não só nos que lêem este blogue mas em todos que fazem os possíveis para não andar distraídos neste mundo.

Sem comentários: