sexta-feira, 25 de julho de 2008

PRODUZIR MAIS E VENDER MELHOR




Se queremos progredir e não perder ainda mais terrenos em relação às evoluções, tecnológicas e outras, dos nossos parceiros, há, pelo menos, uma coisa que tem de ser feita: o estarmos atentos aos avanços que se produzem lá fora e, se possível, aprender alguma coisa com as experiências que cada um vai fazendo. Não se trata de espionagem, que é uma expressão guerreira, mal sonante aos ouvidos e que representa o espreitar sem consentimento dos outros. Pelo contrário, o aproveitar os passos seguros e progressistas dos outros, o juntar esforços acrescentando até alguma coisa de útil, significa contribuir para todos, sem invejas e sem prosápias de ser o primeiro. Não ser dos últimos, dos atrasados, dos vagarosos é que se impõe que nós, no nosso País, nos empenhemos em ser.
Quando, nos meus textos me refiro tantas vezes à colaboração que devemos fomentar com os nossos vizinhos espanhóis, formando um bloco a que eu, há mais de 50 anos, ainda nas páginas do velho “Jornal do Comércio”, chamava de Comunidade Ibérica, não sendo só isso é também essa coisa de andarmos de mãos dadas e de procurarmos, sempre que possível, juntar forças para, com economia de meios, darmos passos seguros e fortes, especialmente na área da produção, proporcionando ao mundo aquilo que, por exemplo, no sector agrícola, actuando em grande escala (acabando com as ínfimas culturas) é capaz de oferecer, sobretudo dado o clima favorável de que se goza nesta Península, pode fazer surgir novidades antes que o resto da Europa as veja surgir na terra.
E na área industrial, em lugar de nos dividirmos a fabricar o mesmo nos dois lados da fronteira, um pacto de produção de produtos, uns cá outros lá, reduziriam de forma espectacular os custos e beneficiariam a qualidade. Por exemplo, na área dos de automóveis, de que não se justifica haver competição onde só teria lógica a junção de marcas.
Vem isto a propósito dos namoros que se têm verificado por estes dias do “chefe” Sócrates com colegas de países que, embora tenham de ser mantidas e desenvolvidas profícuas relações, na fila de interesses têm de ser colocados em posições mais afastadas. É com Espanha, Senhor primeiro-Ministro, que, para além dos sorrisos e batidelas nas costas, se têm que concretizar acordos concretos e dar início quanto antes – o que já é um atraso – a um entrelaçar de mãos que retire aos parceiros mais próximos da Europa (aqueles que sempre tudo fizeram para que os nossos dois Países nunca se entendessem muito bem) a ideia de que serão sempre eles os mais importantes, em área, população e, igualmente de grande valor, posição geográfica, que essa ninguém nos pode tirar.
Como sempre procuro fazer, aqui deixo uma nota que merece reflexão: os jornais espanhóis estão a dar enorme destaque aos ensaios que ali se estão a realizar no capítulo dos estudos do aproveitamento das ondas marítimas para a produção de energia. A Cantábria, o País Vasco e a Galiza estão já empenhados nestes trabalhos, confiando que a fonte de electricidade com aquela origem poderá estar em acção entre 2011 e 2020. E sem entrar em pormenores quanto a custos e resultados, pois não seria descabido que, por cá, os nossos sábios nesta matéria, se prestassem a efectuar um trabalho conjunto, porque se se vier a concluir que é compensador nos nossos vizinhos, nós também temos uma larga costa e, quanto a ondas, é coisa de que não temos falta!
E por falarmos em mar e em ondas, outro exemplo de que não somos capazes sequer de imitar, quem, vindo ao longo da costa da Galiza e entre em Portugal, pergunta-se sempre o motivo por que se vêem do lado galego centenas daquelas armações junto à costa, onde se cultiva toda a espécie de bivalves e, do nosso lado, ainda se efectuam aquelas capturas por processos que, para além de caros, não rendem como os dos vizinhos de cima.
Mas que importância têm estes apontamentos se, por cá, outros assuntos muito mais produtivos nos ocupam o tempo e nos distraem mais o espírito? É preciso ser maçador!...




Sem comentários: