sábado, 1 de março de 2008

Uma vida difícil (2)

Tive então oportunidade de ir trabalhar para um despachante oficial, no edifício da Alfândega de Lisboa. O despachante Pedro Jacinto Ribeiro.
Era um trabalho que exigia grande destreza para poder movimentar os despachos nos diferentes postos alfandegários, lidando com muito dinheiro (à época). Mas parece que me desembaraçava satisfatoriamente, tanto mais que ganhava como praticante e exercia funções de ajudante de despachante. Mas trabalhava muito e até levava o almoço para o emprego e aproveitava todos os momentos para ir preparando os estudos da noite.
Foi assim que fui enfraquecendo, ao ponto de a minha Mãe ter tomado a iniciativa de me mandar, no Verão, para a terra da minha Avó Maria, na Cunha da Beira Alta. Foi uma experiência verdadeiramente dolorosa, não só pelas condições de alojamento como também pela incompatibilidade de relacionamento com aquela minha Avó.
Regressei, recomecei os estudos, já no 4.º ano, e arranjei emprego numa casa representante de vinhos, A Serra Campos Ferreira, na rua António Maria Cardoso, mesmo em frente da sede da PIDE, onde comecei a aprender a odiar aquela instituição, pela constante chegada de carrinhas com presos políticos. Foi motivo principal o ter aceite este emprego, o facto de se situar muito perto da Veiga Beirão, onde estudava à noite.
Ainda me mantive cerca de dois anos no trabalho pouco interessante do referido escritório, tanto mais que o tal Campos Ferreira que, por sinal, era casado com uma mulher com o dobro dos anos, a escritora Alice Ogando, era também proprietário do restaurante-boite “Tágide”, muito na moda na época, e tinha o péssimo costume de só comparecer no escritório, todos os dias, por volta das 18 horas, obrigando a prolongar o trabalho apenas por causa do seu egoísmo.
Foi por isso que, de novo por minha iniciativa, procurei mudar e, devido a falar francês, encontrei emprego no primeiro sítio que verdadeiramente me agradou: na Livraria Bertrand. Fui colocado na secção de publicações estrangeiras e, dado o meu desembaraço, passei a ter funções de responsabilidade, estando encarregado das assinaturas de publicações de todo o mundo.
(continua...)

Sem comentários: