domingo, 15 de maio de 2011

NOTÍCIAS




PERCORRI UM PERIÓDICO de ponta a ponta na busca de uma notícia que provocasse alguma satisfação no meio do ambiente de tristezas que nos atingem todos os dias. Refiro-me, naturalmente, a assuntos de importância bastante para justificar uma referência na minha escrita, mesmo fazendo apelo a algum optimismo que, reconheço-o, não abunda muito nesta fase da vida. E, depois de muito rebuscar, lá dei com um acontecimento que poderá, por um lado, animar-nos a ir mantendo alguma esperança de que o tal “fim do mundo”, que são as palavras que me vêm à cabeça sempre que me dedico diariamente ao meu blogue.
E sempre constitui alguma razão para nos animarmos. É que os ministros das Finanças da zona euro e dos restantes países da União Europeia deverão aprovar, nos primeiros dias da próxima semana, sem problemas o programa de assistência a Portugal, o que permitirá que a primeira tranche do empréstimo de 78 mil milhões de euros seja desbloqueado ainda durante o mês de Maio.
Ainda que haja discussões pendentes, quanto a juros e a garantias de cumprimento das exigências postas pelo resultado do estudo feito pela “troyka”, ainda que a situação da Grécia levante algumas dúvidas no que diz respeito a pormenores que têm de ser levados em conta. Mas como a Finlândia já não constitui impedimento a que se execute o empréstimo em causa, pode-se dizer que esta etapa já se encontra ultrapassada e que serão outros agora os problemas que se levantam pelo caminho. E um deles, é, evidentemente, o de como vamos utilizar a verba enorme em questão e depois, mais tarde, como a iremos pagar, juntamente com os outros muitos milhares de milhões que se encontram no rol.
Não vou hoje pôr-me a rememorar os autores todos os gastos evitáveis que o nosso País deitou pela janela fora, que não foi apenas o José Sócrates, ainda eu lhe caiba a medalha de campeão em todas as asneiras cometidas, mas estou a juntar numa tira imensa de papel os montantes e as utilizações dos gastos efectuados e de que cabe aos descendentes ter de liquidar… se o conseguirem.
Mas, passo por cima das más notícias neste sábado a seguir ao dia de festejos a Nossa Senhora. Sempre nos deu uma folga nas preocupações que andam nas cabeças daqueles que ainda se incomodam com o futuro. Que leiam só as boas notícias, que vejam apenas os programas televisivos que pretendem ser de risota e de alegria, que se divirtam com as acusações mútuas dos políticos que se oferecem para os frente-a-frente que só os envergonham a eles próprios.
As más notícias que as leiam os outros…

Sem comentários: