segunda-feira, 4 de abril de 2011

DEFEITOS DO HOMEM


O TRISTE ESPECTÁCULO que foi dado ontem pelos facciosos do futebol, os do Benfica e também os do opositor Futebol Clube do Porto, com as afrontas que a televisão mostrou, essa demonstração de falta do mínimo de comportamento que os habitantes de um País, neste século XXI, deveriam já ter bem instalada na consciência só quer dizer que, no nosso caso – que não é exclusivo português, pois que é visível constantemente em outras zonas do mundo -, apesar dos problemas graves que nos atormentam e que já são bastantes para não acrescentarmos outras situações desnecessárias, mesmo assim fazem parte das preocupações que alguns, bastantes, portugueses desejam manter no seu quadro de vida.

Perante esta realidade, a pergunta que me ocorrer fazer é de como serão capazes os indivíduos que estão ligados ao sector da política (considerados, em princípio, de melhor capacidade intelectual) se entenderem no período que se aproxima de competição para serem atingidas boas posições eleitorais, se, na secundária disputa desportiva, a vergonha a que se assiste é aquela que ocorreu ontem?

E poderemos, nós, os que temos a pretensão de estar atentos ao caminhar das ocorrências que influem na vida económica, política e social do nosso País, ficar minimamente sossegados no que respeita ao esforço absolutamente necessário que os diferentes partidos devem fazer no sentido de não criarem ainda maiores dificuldades em sairmos da perigosíssima situação de falência que está bem à vista?

A minha opinião é bem conhecida. A falta de confiança que deposito nos seres humanos e de que a História mundial é bem a prova que, sobretudo nos momentos mais difíceis é que as respostas que os chamados responsáveis devem encontrar, no sentido de utilizar o bom senso para não complicar o que já é difícil de solucionar, é que optam pelo menos indicado, geralmente as guerras, essa descrença de que o Homem é incapaz de abdicar das suas conveniências, geralmente pessoais, em favor do bem comum, essa minha opinião não ajuda a que esteja muito crente de que, apesar dos milhares de milhões de euros que há que pagar aos credores até Junho próximo, mesmo assim conseguiremos assistir a gestos dos políticos que temos que, pondo na gaveta as suas ideologias políticas, se limitem exclusivamente a atender ao interesse do nosso País. Bem gostaria de ter a felicidade de confiar nos políticos, sejam eles quais forem, que sejam capazes de ter tal gesto.

Eles, afinal, são seres humanos e os seus defeitos característicos lá estão. Mas cá fico a sofrer e oxalá esteja completamente equivocado no meu julgamento.

Sem comentários: