domingo, 2 de janeiro de 2011

BPN, SEMPRE O BPN!...



SÓ NUM PAÍS COMO O NOSSO e tendo uma Justiça como a que se pavoneia por cá, é que uma situação deste tipo - o que aliás também não causa estranheza, devido à enormidade de outros problemas por apurar que igualmente se arrastam anos sem fim e se mantêm com as dúvidas que provocam e sem se apurar quem é ou quem são os responsáveis – ainda subsista um caso destes, sem que o assunto se considere definitivamente arrumado. Tenho debaixo de olho, como já certamente terão entendido, o caso do BPN, esse monstro que já custou milhares de milhões de euros ao Estado e que ainda se conserva de boca escancarada a aguardar lhe atirem mais dinheiro, independentemente dos administradores que foram e sejam nomeados para acabar de vez com aquele sorvedouro de milhões atrás de milhões.
A prova que o negócio não interessa a ninguém é que, das duas vezes que o Governo colocou em hasta pública a venda a particulares do Banco em causa, sempre ficou sem adjudicadores, pois que, nem sendo oferecido apenas pelo total das dívidas, nem assim alguém estará disposto a arriscar os seus capitais.
Por aqui se tem de deduzir que os governantes, que julgavam que faziam uma grande obra ao ter estatizado o BPN – e, uma vez mais, foi sob a alçada de José Sócrates que tal ideia surgiu -, o que foram foi criar um encargo monstruoso e isso sem ter tirado do precipício o estabelecimento bancário que, como se viu pela prisão até de Oliveira e Costa – só ele? -, deveria, logo na altura, ter levado outro caminho, pois que as condições em que o puseram já não eram favoráveis para outra solução que não fosse o encerramento puro e simples, ainda que houvesse que atender aos depósitos dos clientes que tinham confiado naquela casa de depósitos, para chamar-lhe alguma coisa.
É evidente que a actuação do Banco de Portugal, cuja função, entre outras, é também a de fiscalizar o comportamento dos bancos privados, é merecedora da mais firme censura, pois que, com o presidente que detinha no momento, Vítor Constâncio, e que agora se encontra calmamente a exercer funções no Banco Europeu, não actuou de harmonia com o seu dever. E deixou passar singelamente o que era público e notório, no ambiente generalizado de muita gente que actua no sector, que se passava muita coisa merecedora de observação rigorosa no seio daquele Banco. Mas os olhos ficaram fechados.
Para começar este ano novo, que vai obrigar todos os sectores da vida nacional, com mais empenho ainda do sector público, a utilizarem toda a sua atenção, vontade e competência nas acções que couberem a cada um de todos os portugueses, não posso deixar passar o assunto que é transposto do período que terminou anteontem e que, juntamente com uma infinidade de situações graves, têm de ser encarados com toda a força de que dispusermos.
Recomendar, também eu faço, para imitar os políticos que, por aí andam e que apontam, apontam… mas nada fazem…
E a terminar, apenas uma passagem sobre a tomada de posse da Presidente do Brasil, Dilma Roussef, que ocorreu ontem e à qual José Sócrates fez questão de estar presente. Sendo uma continuadora da tarefa de Lula da Silva que, como ela também afirmou, se empenhou pela diminuição da pobreza naquele País, seria bom que alguma coisa fosse apreendido, no mínimo para efeitos de arrependimento quanto ao que não conseguiu este nosso politico levar a cabo na sua actuação em Portugal. No mínimo, o discurso que pronunciou e em que deu mostras de enorme humildade, que bom seria que, se tivermos que ter o Sócrates ainda durante muito tempo no cargo que ocupa – e tudo pode acontecer nesta nossa Terra -, as afirmações da mulher Presidente poderiam servir para que metesse a mão na consciência e comparasse com o que tem sido a sua demonstração de arrogância e de sapiência máxima, a tal que já não se suporta por mais tempo.

Sem comentários: