quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

VÃO-SE UNS, FICAM OUTROS...


JÁ ONTEM ME REFERI ao período que atinge o seu ponto mais alto na noite que decorre entre o dia 24 e 25 de Dezembro, data que os homens, em certa altura, decretaram, ser a do nascimento de Jesus Cristo, mas que é indiferente que corresponda à verdade ou não, porque o que importa é assinalar o aparecimento de um Homem que, como refere a História, se tratou de um Ser que tem vindo a servir de exemplo ao longo dos séculos, até agora vinte e um, e que, ao ter existido na realidade, o que se estranha é que, não se contando na época e nos muitos tempos que decorreram depois, os meios técnicos de comunicação de que se dispõem hoje, se tenha conseguido conservar a sua imagem que o cristianismo, essa religião também criada e divulgada pelos seres viventes com inteligência, se tenha expandido por muitos sectores do mundo.
Pois é do Natal que se trata. E sobre ele tive oportunidade de prestar o contributo que eu posso dar, tendo repetido o que já em anos anteriores foi motivo para escrever alguma coisa. E sendo esta noite que se realiza, para os praticantes, o festejo religioso da Missa do Galo, a qual, segundo algumas queixas que escutei e prestadas nas televisões por uns tantos sacerdotes, este ano não terá lugar em tão vasta área como antes, devido ao facto de se verificar alguma retracção por falta de público assistente, de padres que celebrem e também em virtude de uma clara preocupação em sair à noite, circunstância resultante da falta de confiança que se verifica actualmente de deixar as residências quando o escuro invade as ruas.
Seja como for, a realidade da vida actual é que coordena os comportamentos das pessoas e, em vésperas de apanharmos com o ano de 2011 pela frente, com o espectro das dificuldades que estão anunciadas pelo Orçamento do Estado, muitos dos portugueses – não a maioria, evidentemente, que nem tem ideia do que seja isso – temerá a chegada desse FMI que, de um lado se anuncia como sendo uma necessidade a que não se pode fugir e que até será bom para podermos ver o Governo de Sócrates ter de sujeitar às decisões que não saem da sua cabeça, mas que, por outro, é indicado como tratando-se do comando do nosso País por mães estrangeiras, o que molesta muito os que se clamam como patriotas inveterados que preferem o mal executado por compatriotas do que o eventual melhor – quem sabe? – mas saído de ideias que não têm a ver com o nosso País, repito perante a dita realidade, ainda que as famílias cumpram uma tradição que constitui, para cada povo, o que se transmite através de sucessivas gerações, a ideia negra que o que se tem que enfrentar logo a seguir, o desemprego que até atacará bastantes grupos familiares que poderão mesmo estar em festa, e o aumento do custo de vida que fará com que o dinheiro seja cada vez mais escasso, tudo isso poderá intervir no prazer de distribuir prendas, por muito poucas que elas sejam desta vez.
Mesmo nos casos, que abundam por aí, de falsas baixas por “doença”, que os médicos amigos mas pouco realistas em relação ao problema que causam ao País, e em que os festejantes se regalem com o prazer de ter em volta da mesa toda a família, sobretudo mais próxima, até aí o sorriso que romper para marcar uma ocasião, logo que se verifique a retirada dos participantes e, no dia seguinte, sendo já o Dia de Natal, chegarem à janela e verificarem a pouca gente que circula nesta cidade de Lisboa, esse sorriso se transformará numa face carregada de preocupação. Tem de ser inevitável.
Mas, mesmo tratando-se de uma breve momento de alegria, é bom que ele ocorra. A tristeza permanente faz envelhecer mais depressa. E de velhos está este País cheio… se bem que os novos, a juventude tenha de encarar o que a espera.
Mas também nós, que já fizemos parte desse grupo, passámos o nosso mau bocado. O que não se pode é comparar o que foi com o que vem. Os que se encontram nessa situação jovem, não viveram o então e os de hoje já não estará cá quando vier o depois…

Sem comentários: