terça-feira, 17 de agosto de 2010

QUEM NOS ACODE?


QUEM SE HABITUOU a ler regularmente este meu blogue já sabe que o optimismo doentio que paira em várias zonas do nosso País, sobretudo na área governamental com o José Sócrates à frente de tal pelotão, é desmentido pela análise que faço daquilo por que estamos a passar. E por muito que queira salpicar algum sal de boas perspectivas para o futuro, não consigo, honestamente, transmitir um mínimo de esperanças que levem a que crie um ambiente de boas perspectivas. Por isso, conforme tive o cuidado de informar, iria interromper, durante o tempo que considerasse suficiente, esses textos de que alguns leitores me acusavam de ser excessivamente pessimistas. E passei a dar conta de partes de um livro que tenho para publicar e que levará o título de “Desencanto por enquanto!...”, no qual incluo também alguma poesia da minha fornada, retirada da muita (são milhares) que tenho para um dia dar a conhecer.
Mas hoje abro uma excepção. Perante o andamento continuado que leva Portugal e em que não se vislumbra uma saída que, verdade seja, também não estará assim tão disponível no adiantado a que chegámos sem terem sido tomadas as medidas que se impunham há bastante tempo, volto hoje a interferir nessa área da desgraça que nos atormenta.
Pois é, nós que, com as nossas idades já não nos encontramos incluídos naqueles que, dentro de poucos anos, teremos de aguentar com o pagamento das dívidas e que, nesta altura, já nos cabe suportar a obrigação de ir liquidando os juros que, por sinal, não param de aumentar dia-a-dia, ainda seremos capazes de não tomarmos conta do que vai ser a limpeza geral dos nossos bens para fazer frente ao que gastamos e que é sucessivamente superior ao que produzimos. A não ser que, como tenho advertido há bastante tempo e que não tem sido levado na devida medida por aqueles que preferem viver no engano, as reformas que ainda estão a ser pagas venham a sofrer, primeiro, de uma redução percentual, e depois, face à carência de meios que o Estado enfrenta e vai ainda ter de encarar, se atinja o ponto de, sei lá, não poderem ser liquidadas. Já se falou recentemente nos dois meses superlativos que constituem uma norma e que, dentro em pouco, serão provavelmente eliminados. Por isso tudo, a juventude dos nossos dias, essa que, amanhã, vai ser a que receberá nas costas a “herança” que a actual geração lhe deixa, para além do desemprego que, nesta altura, constitui já um sofrimento que não se apresenta com hipótese de solução, essa camada de população irá revoltar-se contra os que, anos antes, não foram capazes de evitar que o pior lhe viesse a cair em cima. E sabe-se lá o resultado que advirá dessa recusa dos habitantes de Portugal. Tudo é possível suceder.
Não vou falar de números. Mas as contas, essas eu tenho-as feitas. E a conclusão a que chego e que contradiz a maldade dos governantes de agora que não têm a coragem de falar verdade aos portugueses, mostra-me – como sucede a outros cidadãos que até se apresentam perante as câmaras a escancarar as portas da realidade – que não existe desejo de cá ficar muito mais tempo a assistir ao terramoto que irá deixar sem solução o nosso País, e que o futuro que surgirá bem contribuirá para que choremos a História que, durante algum tempo nos séculos passados, nos colocou como exemplares nas descobertas, embora depois também revelássemos a nossa incapacidade em tirar daí qualquer proveito em nosso favor e até em benefício dos que lá nasceram.
E, ainda por cima de tudo isto, os fogos que, tendo sido de origem criminosa, como foram já declarados, se encontram há mais de uma semana a alastrar por todo o País, estão a acumular prejuízos e uma cada vez pior vida aos portugueses.
Este interregno no meu blogue é apenas para recordar que estou atento e que volto a deitar a mão ao meu “Desencanto por enquanto!...”, esse original que, também por parte dos editores que temos, está a aguardar que apareça nas livrarias.

Sem comentários: