sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O CÁOS COMPLETO



EXISTEM, de facto, razões de sobra para que os portugueses, aqueles que procuram acompanhar a evolução, positiva ou negativa, do seu País, obviamente mais nas áreas da política, a que se liga o sector económico, financeiro, social e outros, se encontrem cada vez mais confusos quanto até às suas preferências no que diz respeito a escolher quem se encontrará em melhores condições para procurar salvar Portugal da derrocada em que se encontra e que, à primeira vista, não se encontra muito à mostra ao ponto de transmitir confiança suficiente à maioria dos lusitanos.
Fixando a atenção no Partido Socialista, por mais que se recordem, os que têm idade para isso, do período em que ocorreu a manifestação da Alameda e em que os socialistas de Mário Soares foram decisivos para acabar com a ameaça de uma ditadura comunista que as condições que se viviam no pós-Revolução tanto favoreciam que se seguisse esse caminho, os tempos agora são outros e, com excepção da Almeida Santos que interferiu nessa histórica actuação socialista e de poucos que ainda se encontram no largo do Rato, todo o resto não tem nada a ver com o espírito de tal época… e muito menos José Sócrates. Eu que, na altura da Fonte Luminosa, actuei dentro das minhas possibilidades e prestei a minha colaboração de apoio a tal busca de se instalar a Democracia no nosso País, agora não posso encontrar-me mais desassossegado face a um cenário que se apresenta cada vez mais escuro e perigoso que ameaça conduzir-nos para uma hecatombe cuja solução é muito difícil de conceber.
O Sócrates, gozando do privilégio das oposições não estarem organizadas de forma a poderem tomar a responsabilidade de assumir a governação, também no interior do seu próprio partido, por mais que tenha querido mobilizar os seus membros para fazerem frente aos ataques sucessivos, sobretudo por parte da comunicação social, quanto aos vários casos em que se vê envolvido e sem acusação formalizada, como sejam a Freeport e a Face Oculta, com isso o que deu foi criar a ocasião para que surgissem alguns sinais pouco claros de divisão no interior do PS, mas, até agora, ninguém se mostrou com capacidade para afirmar, alto e bom som, que há condições para substituir o actual secretário-geral por outro socialista que possa exercer o lugar de primeiro-ministro, e isso sem necessidade de eleições. Estas, também, numa altura tão periclitante para conseguirmos ultrapassar as dificuldades que atravessamos, a terem lugar fora do período estabelecido com normalidade, só constituiria um problema ainda maior do que já temos em mãos. No caso do Presidente da República, no exercício do seu poder, demitir o Governo, esta atitude, para além das razões apontadas, na sua situação concreta não seria o mais conveniente, pois que a luta que terá de desenvolver para renovar o seu mandato em Belém não lhe proporcionaria um benefício visível para a conquista de votos.
Isto quer dizer, em resumo, que José Sócrates que, por sua livre vontade, não dá sinais de demitir-se das funções que ocupa, está o que se chama “de pedra e cal”. Nem tenho muito a certeza de que, se o PSD conseguir eleger um comandante que implante a união dentro das suas hostes, ficará em condições para convencer o eleitorado a dar-lhe uma maioria parlamentar.
Quem, no meio disto tudo, anda a espreitar a sua oportunidade é o Paulo Portas. Ele, que já foi ministro até de uma pasta que seria a última a atribuir-lhe (e que deixou a marca dos submarinos adquiridos, tema que ainda irá dar muito que falar, sobretudo se chegar a ocupar de novo um posto governamental), com o gosto que se lhe conhece de subir a um poleiro que lhe encha o ego, não espanta nada que não recuse fazer uma perninha do seu PP com o PS, se esta for uma saída que convenha aos dois grupos partidários.
Mais barafunda do que esta em que estamos metidos é quase impossível de atingir. E o triste também é que a nossa vizinha Espanha, não tendo conseguido ultrapassar a sua própria crise, com um desemprego nesta altura que já alcançou níveis altíssimos, não nos deixe grandes margens de esperança para uma ajuda que bem útil seria vinda daquele lado.
É, realmente, o que se chama um cáos geral!

Sem comentários: