sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

AH! SE EU FOSSE!...


SE EU FOSSE – salvo seja! – o José Sócrates e me encontrasse na posição dele, com a imagem tão pouco apetecida que ele transporta, tenho até a sensação de que nunca teria chegado ao extremo em que ele se encontra, nesta altura tão difícil de ultrapassar julgo que conseguiria dar a volta e mudar a opinião que os portugueses, em grande número, mantêm do primeiro-ministro. Sem pretensões de querer ser exemplar, atrevo-me a expor a minha ideia. Aqui vai:
A primeira atitude que tomaria, mas com uma declaração prévia para não deixar possibilidades de ser explorada a mudança de que daria mostras e que, logo no início do actual Executivo, serviu bastante para tema de comentários dos observadores e dos jornalistas, em que nessa “fala” aos portugueses me abriria, com o ar da maior modéstia possível, mesmo que tivesse que ensaiar com especialistas essa minha nova imagem. E aí, tiraria todas as dúvidas, com uma confissão aberta de que o meu novo comportamento era fruto da necessidade imperiosa do País fazer todos os esforços que estivessem ao alcance dos portugueses e eu, como natural desta Terra, não pretendia fugir a tal sacrifício que, na minha situação, era o de passar a actuar de forma diferente daquilo que a minha convicção tinha imposto ao longo do comando do Governo actual e do anterior, não escondendo, no entanto, que essa mudança não tinha outro significado que não fosse esse de pôr os interesses de Portugal acima da minha forma de governar.
Com esta declaração, seguramente os portugueses, dentro do seu feitio de perdoar e de considerar que os que morrem “no fundo não eram más pessoas”, fariam as pazes com o seu governante e passariam a suportar de melhor maneira as decisões que saíssem de S. Bento. Sendo que, era chegada a altura de manter um diálogo permanente com os cidadãos e cada medida que adoptasse teria de ser bem explicada, com os prós e os contras, e com a declaração que estaria aberto a todas as propostas que surgissem e que fossem melhores do que as que tinha adoptado.
Claro que esta actuação democrática levada ao cúmulo da sua aplicação, tem, na prática, um aspecto quase ridículo. E seria. Mas, tendo atingido a imagem de Sócrates um nível de não aceitação que dá ideia de ser irrecuperável o suportar-se tal político, face ao complicado que se apresenta o panorama económico, financeiro e social do nosso País que não resistirá a umas eleições nos próximos tempos mais chegados, somente uma actuação de recurso, um remendo bem à portuguesa, seria capaz de produzir o “milagre” de ser mostrado um Sócrates com completa e total aceitação por parte da maioria dos portugueses, ao ponto de aceitarem todos os grandes sacrifícios que têm que4 ser rogados para que, sem necessidade de mudança de Governo nesta altura, possamos fazer frente á crise e sair dela de cabeça levantada.
Como vêem, também sou capaz de recorrer a um optimismo desmedido para encontrar formas de puxar para cima um barco que se encontra em v ias de afundamento.

Sem comentários: