sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

CONSCIÊNCIA TRANQUILA


A CONSCIÊNCIA tranquila nem sempre reverte em benefícios para quem a tem. E hoje, eu só continuo a perguntar se este nosso País não terá forma de encontrar, no vasto ambiente governamental, o actual e nos que passaram recentemente, gente capaz de tomar consciência de que, nas alturas de maiores dificuldades financeiras, é exigido que se verifique uma actuação condizente com a necessidade de economizar nos gastos que podem e devem ser deixados para alturas de visível fartura. É que, apesar da situação que se vive, dá a impressão que, com frequência, os governantes não são capazes de, explicando-se claramente aos portugueses, eliminar certas resoluções que seriam perfeitamente compreendidas e até aplaudidas pelos cidadãos, apesar dos seus hábitos e de algumas tradições.
Explico o que acabo de referir. Não seria natural que, este ano, e dadas as circunstâncias bem conhecidas e sofridas da maioria dos naturais deste País, se pudessem ultrapassar algumas posições que constituem prosseguimento do que te acontecido em épocas anteriores. As iluminações das ruas da maioria das cidades portuguesas, motivadas pela época natalícia que se atravessa, dado o gasto que provocam e, ainda por cima, contrariando o que ficou acordado na recente Cimeira e Copenhaga, deixariam alguém revoltado, sobretudo se fossem claramente explicadas as razões dessa medida? E, conforme essa, outras atitudes do mesmo cariz seriam bem recebidas e teriam efeitos positivos na conjuntura actual.
Anda-se já a preparar o Centenário da Comemoração da República, isso no próximo ano e em 5 de Outubro. A Comissão que foi criada para o efeito conta com um orçamento, proveniente de dinheiros públicos, de dez milhões de euros, sendo que já foi contratada a construção de um site cujo design custou 99.500 euros e está também estabelecida uma Comissão Consultiva que conta com 17 pessoas, a qual provavelmente terá um pagamento não conhecido. Quer dizer, são tudo gastos que, sem discutir se as intenções das manifestações são justas ou não – e o caso da comemoração do centenário da República é-o certamente -, mesmo assim deveriam ser encontradas formas de haver prudência nos dispêndios.
Mas, posta esta questão sobre a qual não me adianto mais, refiro-me agora à notícia de que o antigo presidente dos CTT, Horta e Costa, juntamente com mais dezasseis arguidos, foi acusado o Ministério Público de dois crimes, de participação económica em negócio e administração danosa, que o mesmo declara não terem fundamento, mas em que os prejuízos causados à empresa dos correios se cifra em 13 milhões de euros.
A corrupção passiva e activa, o branqueamento de capitais, a participação económica em negócios, a administração danosa e a fraude fiscal, entre 2002 e 2005, tudo isso faz parte de uma série de danos de que os CTT terão sido vítimas, faltando assim conhecer, no final do processo, o que os Tribunais decidirão.
E estamos assim. Por um lado os gastos exagerados e perfeitamente evitáveis por parte do Estado, e, por outro, as roubalheiras de que o mesmo Portugal é vítima. Tudo isso à custa dos cidadãos que, arrastando-se com as dificuldades, só tomam conhecimento – quando tomam! – do que lhes sai dos bolsos.

Sem comentários: