sábado, 19 de dezembro de 2009

BELÉM FUNCIONA?



ATÉ TEM RAZÃO Carlos Cruz quando, através do seu advogado Sá Fernandes, requereu ao tribunal que dissesse, uma vez por todas, no processo de pedofilia que já leva mais de cinco anos de julgamento, se é culpado ou inocente.
Claro que inocente é difícil que seja o veredicto, pois, neste caso, depois de ter estado sob prisão uma larga temporada, seguramente que iria exigir uma indemnização do Estado e esta não seria de pouca monta. Mas, se é culpado, ele e os outros envolvidos, então que não se prolongue por mais tempo o que já ultrapassou as 449 sessões e 1725 horas de tribunal, num caso em que são 32 as vítimas, muitas delas que passaram entretanto da juventude à maioridade.
Eu sei que estamos em Democracia e que, por esse facto, a política e a justiça situam-se em campos separados e uma não pode interferir na outra. Se vivêssemos um regime ditatorial, claro que já teria um Governo exercido pressão sobre os juízes que têm estado envolvidos no julgamento e o assunto teria sido resolvido num abrir e fechar de olhos. Mas, felizmente não é o caso. Mas, também nem tanto ao mar nem tanto à terra. Então, um Presidente da República, embora sem poder para intervir, não poderia ter já dado a cara e aparecer em público a expor com clareza a sua posição que, creio eu, não poderá ser de acordo com esta vergonha jurídica?
Permito-me opinar no que diz respeito à actuação do Chefe do Estado que, embora com poderes definidos na Constituição, não está proibido de expor os seus pareceres e de se colocar, pelo menos perante a opinião pública, ao lado de uma das partes, quando estão em causa situações que requerem tudo menos o mutismo da figura máxima da nossa República.
É verdade que, ao actuar desta maneira, o Homem grande de Belém se expõe a que surjam defensores da sua posição e adversários da mesma, mas essa tem de ser a penalização de quem não se situa naquele lugar apenas para presidir a inaugurações e a manifestações de qualquer ordem. Ficar mudo e quedo para defender a sua imagem pode ser muito prudente, mas não tem a menor utilidade. Assiste ao descalabro muito recolhido no seu palácio e os cidadãos que aguentem as vilanias que ocorrem!...

Sem comentários: