segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PENSAMENTO



Ando seriamente a pensar em suspender, por uns tempos em princípio, mas também poderá ser em definitivo, este meu blogue que mantenho há já um certo tempo e que alimento diariamente. É que, metendo a mão na consciência, não chego à conclusão de que constitua alguma utilidade debitar aqui os meus pensamentos, transmitir aos outros aquilo que ninguém pediu para o fazer, dar opiniões que poderão encontrar-se bem distantes de um certo número de eventuais leitores, numa expressão simples, não estar a contribuir para melhorar em nada o modo de encarar a situação que vivemos no nosso País e que, por diferentes razões, mesmo que algumas soluções tenham sido abordadas nestes meus escritos, têm de ser pensadas e solucionadas por formas que cabem a cada família escolher.
É isso mesmo! Não me posso considerar como elemento indispensável, posição que, aliás, ninguém deve assumir e é natural que alguns me possam perguntar: quem te pediu a opinião?
Este texto tenho-o redigido há algum tempo. Tem-me faltado a coragem suficiente para o colocar no blogue como tema de despedida. Vou vendo, entretanto, se me chegam algumas opiniões que me levem a concluir que, afinal, sempre se reveste de um mínimo de utilidade aquilo que me sai cá do fundo do meu espírito. Na área da política, o problema mais grave que nos tem transportado ao estado em que nos encontramos – mas também não só, porque a crise mundial não pediu licença para se introduzir em Portugal -, esse não mostra sinais de nos proporcionar, mesmo com as mudanças que provavelmente sejam provocadas por eleições democráticas, mas não há que aguardar por “milagres”, pois, mesmo que aconteça uma mudança profunda, tudo leva muito tempo a recompor e o tempo perdido no passado ninguém consegue eliminá-lo da área dos prejuízos pesadíssimos que os cidadãos, como sempre, têm de pagar.
A conclusão, portanto, a que tenho de chegar é que, provavelmente como tantos outros blogues que por aí se podem ler, não contribuo em nada para fazer pensar as gentes, para levar-lhes alguma felicidade, para ajudar a resolver algum problema, e tudo isso porque aquilo que eu costumo deixar neste espaço todos os dias, mesmo que seja lido por alguns, não constitui nada de útil e de novo.
A mim, sim, tem-me feito bem. Primeiro, porque o escrever, tal como o ler, constituem uma forma de obrigar o meu cérebro a fazer ginástica mental. E, enquanto sou forçado a pensar nos temas que transformo em textos, nessa altura pensamentos mais tristes e tormentosos, por vezes, são absorvidos pelas palavras que sou obrigado a escolher para fazerem parte do conjunto, e as tristezas são ultrapassadas.
Essa a razão que me levou a entender que os meus blogues não aquecem nem arrefecem. Vamos a ver o que isto dá. E se recebo algum sinal de que estou enganado.

Sem comentários: