quarta-feira, 15 de julho de 2009

DEPUTADO ONDE SEJA



Isto de ser permitido, dentro dos cânones legais, que um cidadão se candidate simultaneamente a mais do que um lugar sujeito a escrutínio eleitoral, da mesma maneira que qualquer pessoa pode responder ao mesmo tempo a diversos anúncios de emprego a ver qual deles sai e, se possível, a escolher entre aqueles que, por ventura, se mostrem disponíveis, tal atitude não tem classificação de mérito e merece, pelo contrário, a censura dos eleitores que têm de escolher na hora do voto.
E tanto é criticável aquele que se prontifica a participar nessa situação como o agrupamento partidário que acolhe, protege e divulga a referida disposição.
Pois foi exactamente esse caso, aliás mais do que um, que se apresentou ao eleitorado, com disposição de aceitar o cargo de deputado europeu como de presidente de uma Câmara Municipal. As eleições europeias já ocorreram e as municipais irão ocorrer. Vamos a ver os resultados.
Os políticos profissionais que temos por cá já conseguiram obter as piores classificações que são dadas pelos cidadãos aos que se alinham para ocupar esses lugares, mas, com esta atitude agora, ainda piora a consideração que lhes é atribuída. E os Partidos que dão acolhimento a essas disposições também não ficam bem na fotografia, pois representa uma protecção que não pode ser considerada como saudável, honesta e politicamente correcta.
Neste nosso País tudo tem sido feito, desde que a Democracia se implantou por cá, para denegrir a actuação dos cidadãos que optaram pela profissão, em “part” ou em total “time”, para poderem ter uma vida desafogada. Vale tudo! Desde que as condições de subsistência sejam muito melhores do que as dos cidadãos comuns.
Mas não podem os cidadãos fazer outra coisa que não seja suportá-los e, mesmo criticando as suas actuações, aspirar por obter idênticas posições. É isto o Homem. O que consegue alcançar uma actividade bastante lucrativa e o que, sem poder atingir tal posição, aspirar por lá chegar. E, enquanto isso, criticar…

Sem comentários: