sexta-feira, 29 de maio de 2009

JUIZO DOS JUIZES



Eu, por mim, não me canso de criticar todo o sistema de Justiça que existe em Portugal. Faço-o aqui frequentemente e, ao ter assistido num programa da SIC a uma reportagem feita no Supremo Tribunal da Justiça, em que foram ouvidos o Presidente e o Vice-presidente daquela Instituição, não posso deixar de expressar o meu completo desconsolo por verificar que, afinal, se compreende o motivo por que todo o processo de movimentação nesta área e precisamente cá no nosso País é tão criticado e perdeu toda a credibilidade por parte dos cidadãos.
As afirmações dos dois principais responsáveis pela Justiça no seu mais alto degrau não podiam dar melhores mostras de que estamos condenados a que nada se modifique, pois o agrado e os elogios que produziram ao trabalho que é feito nesse alto Tribunal, segundo eles, só é merecedor de elogios e não se ouviu uma só palavra que indicasse formas de modificar alguma coisa que contribuísse para o fim da tortura de longas esperas pelos resultados que têm de ser apresentados em cada julgamento.
Estão, pois, todos muito contentinhos. E, da parte do Governo que temos tido e dos anteriores, é preciso não esquecê-lo, nunca se verificou uma movimentação no sentido de modificar de vez uma situação que se tornou completamente vergonhosa.
É verdade que os advogados, especialmente o seu Bastonário, algumas vezes aludem a uma situação que tanto os prejudica, pois não é fácil convencer os seus clientes de que têm de aguardar longos meses e até vários anos para que as suas causas sejam resolvidas. E, sobretudo agora, que os custos judiciais também aumentaram, ainda mais se agravou a paciência dos cidadãos que, se, por um lado, não confiam muito na Justiça que temos, por outro, com o dinheiro que é preciso despender para tentar obter algum resultado, é difícil arriscar no escuro.
Será que, por mais eleições que tenham lugar e que se alterem as constituições governamentais, não se consegue que o nosso País se meta a fundo no problema e, doa a quem doer, altere substancialmente uma situação?

Sem comentários: