segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

AVANÇAMOS ALGUMA COISA. UM SEGUNDO!



Chegados que estamos a este final de ano que, por sinal, à maioria dos habitantes do mundo não deixará grandes saudades, e as excepções só confirmam a regra, a conclusão a que eu chego, frente ao computador e com a vontade habitual de marcar posição com alguma coisa que valha a pena ser lido por outros, é de que parece que está tudo dito e o que for agora acrescentado é só repetição do que já foi expresso de diferentes maneiras. Com efeito, a já cansativa crise que se instalou no mundo e que, parece, não vai ser resolvida em 2009, a mesma teima em querer ser o tema que continua a vir a talho de foice daqueles que, como eu, só pretendem e podem deixar em letra de forma os comentários às desgraças que tomaram conta de todos locais onde existem seres humanos, sejam quais forem as suas cores, religiões e nacionalidades, tudo isso deixou de constituir notícia.
Neste momento e embora não se trate de uma novidade inesperada, o confronto entre israelitas e o movimento islamita conhecido por Hamas, que tem a sua sede também na Faixa de Gaza, segundo os primeiros pelo facto dos bombardeamentos contra o país dos Judeus com rockets, contrariando o acordo de cessar fogo que tinha sido estabelecido, o que causou já centenas de mortos na parte árabe, esse ajuste de contas parece que vai prosseguir com a invasão por terra pela parte melhor preparada, como ficou demonstrado na bem conhecida “guerra dos seis dias”, em que os judeus deram mostras de serem capazes de pôr no seu lugar os vizinhos que os odeiam e que, sendo sempre em maior número, nem por isso conseguem levar de vencida os moradores na Terra Santa.
Isso, o que ocorre lá por fora e que é merecedor de uma referência neste blogue sem pretensões. Porque, cá pelo burgo, a assinalar existe o facto de as pequenas lojas estarem a dar mostras de enorme fragilidade e nem os saldos, apesar da assinalável afluência verificada, estão a salvar a situação. É que os enormes descontos que estão a ser proporcionados, chegando aos 70 por cento do preço antes fixado, essa perca de lucros consegue a atingir vendas com valores abaixo do que custaram aos lojistas. Isso, só para realizar entradas de dinheiro que possam suportar as obrigações que cada comerciante tem de cumprir, sobretudo com o 13.º mês dos empregados.´
Mas, o que constituiu exactamente agora algo de inesperado foram as declarações que acabaram de ser ponunciadas por Cavaco Silva, mesmo à hora de jantar e que as teveisões transmitiram em pleno. O assunto era o mesmo da intervenção feita em Agosto passado, aquele que, por se tratar da altura que era e por não ter sido suficientemente claro naquilo que apresentou ao País, passou em claro e foi até alvo de algumas desconsoladas afirmações dos observadores. Afinal, o Presidente da Republica só pecou por falta de um texto que fosse devidamente esclarecedor, como agora foi, e também porque deveria aguardar por uma data mais adequada à atenção dos portugueses que, naquela altura, gozavam de férias e não queriam ser incomodados com causas menores. Parecia.
Mas há que dar a mão à palmatória. Na verdade, o Governo e, neste caso o Partido Socialista - que contou também com certa benevolência do PSD - criaram uma situação de desentendimento entre dois poderes nacionais que, sobretudo na fase que atravessamos, necessita mais do que nunca de uma perfeita harmonia para se enfrentarem os problemas que nos afligem, E a questão de se terem retirado poderes ao PR, nos Açores, ficando-se com a dúvida de saber se essa posição contraria os ditames da nossa Constituição, vamos a ver mais adiante se assim é de veras, e com Alberto João Jardim debaixo de olho para constatar se se mantém à espera, para também ele, querer fazer as suas exigências
Terei de voltar a este problema, talvez amanhã. Logo que sejam ouvidos os comentários de alguns daqueles "sábios" que surgem sempre com análises "indesmentíveis".
Mas que Cavaco Silva mostrou desagrado com a situação, sobre isso penso que ninguém admitirá o contrário.
Por agora e a esta hora da noite, fico-me por aqui. Tenho de reflectir bastante sobre o sucedido.
Ah! È verdade. Não nos podemos esquecer de adiantar os nossos relógios um segundo, quando der a meia-noite do dia 31, pois a rotação da Terra está mais lenta do que antes sucedia.
Quem estava à espera de boas notícias, aqui tem uma!... Avançamos alguma coisa: um segundo!...

Sem comentários: