quarta-feira, 26 de novembro de 2008

NÃO HÁ PACIÊNCIA!



Pus-me a escrever hoje, depois de ter estado a pensar seriamente sobre as múltiplas notícias que surgem na Imprensa, e a vontade que tenho é de meter a viola no saco e não dar nenhuma opinião no que respeita às perspectivas que se apresentam ao mundo e no nosso País para o ano que está a chegar a até em relação aos seguintes, pois, sem querer ser excessivamente pessimista, não consigo dar um ar de satisfação por ter nascido, ao fim e ao cabo, por ser um elemento incluído na onda dos seres humanos, essa espécie que tem dado, no decorrer da longa vivência de milhares de anos, provas mais do que suficientes de que o mundo não ficou mais rico com o desenvolvimento, a todos os níveis, do Homo Sapiens.
Não estou disposto, hoje, a entrar em grandes pormenores sobre cada situação que, em Portugal, enche o espaço e o tempo da Informação. Vou, por isso, apenas enumerar os casos que se colocam em posição de serem apontados e que demonstram bem como o Homem só se satisfaz quando está em confronto com outros parceiros da sua existência. Também não me preocupo em colocar por ordem de importância cada problema que apresento:
- Apesar das aparentes diligências de acabarem as desavenças entre educadores e Ministério da Educação, milhares de professores manifestaram-se ontem, nas ruas de várias cidades do Norte, contra a avaliação que parecia já estar em fase de pré-acordo.
- Ramalho Eanes, magoadíssimo com as “revelações” que Pires Veloso entendeu fazer sobre o 25 de Novembro, afirmando que “foi tudo prefabricado para fazer de Eanes um herói”, classificou de cretino o autor do livro publicado pelo outro general.
- Todos os conselhos distritais dos advogados pedem a demissão do Bastonário da Ordem, discordantes com a proposta de orçamento para 2009, apresentada por António Marinho.
- Anuncia-se que Lisboa vai estar sem recolha de lixo durante cinco dias, isso para mostrar não aceitarem que a Câmara privatize os serviços de limpeza na Baixa/Chiado.
- Trabalhadores dos CTT estão em litígio com a Empresa, por estar em vistas a caducidade de um acordo que protege os funcionários e que os mesmos não querem ver terminado.
- A Citroen e a Peugeot, que têm uma fábrica em Mangualde, anunciaram que vão ser dispensados mais de 3 mil trabalhadores a nível mundial, através de rescisões amigáveis. Quantos caberão a Portugal?
- Ainda não se apurou devidamente quais os preços a que deveriam ser vendidos os combustíveis entre nós, já que o custo do petróleo, nas origens, têm vindo a baixar, sem a contrapartida respectiva nos postos de gasolina.
- Até a megalivraria Byblos, inaugurada há cerca de um ano, teve de encerrar as suas portas por motivo de falência.
- Num estudo da Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho, apurou-se que o povo português, numa escala de um a dez e sob o ponto de vista da felicidade, se situa no final da lista, tendo apenas como mais infelizes os búlgaros e os letões.
E por aqui me fico. Pelo menos por hoje, já que amanhã é outro dia e não faço a menor ideia se me vai apetecer tocar temas que mereçam a minha perca de tempo. E também a vossa!...

Sem comentários: