segunda-feira, 24 de novembro de 2008

CULPADOS PRECISAM-SE




Não vou hoje pôr muito na carta. Não faltam assuntos que prendem a atenção nesta nossa Terra, mas como se prolongam as soluções por tempos demasiado longos, manter-me num blogue a bater sempre nas mesmas teclas é demasiado enfastiante, sobretudo porque não é por aqui que os mencionados assuntos são resolvidos.
Mas hoje, não posso deixar passar em branco o esclarecimento que Cavaco Silva entendeu por bem lançar para a opinião pública, em face, diz ele, de ter tomado conhecimento de “mentiras e insinuações” que podem provocar a associação do seu nome ao caso do BPN. E até surgiram os rendimentos do Presidente da República para ajudar a tirar dúvidas.
Ora bem, esta posição dá-me oportunidade de voltar ao tema da pouca eficácia da Justiça portuguesa, pois teria de ser através dela que os bons e os maus nomes de qualquer cidadão, seja ele quem for, deveriam ser mostrados na praça pública. Mas, infelizmente, como é sabido não é através desta fonte que se pode estar protegido de ditos e mexericos, quando os há. É que as demoras em ver sair dos Tribunais as decisões sobre casos que se encontram pendentes dos veredicto dos juízes, obrigam a que, cada um, procure libertar-se de acusações públicas pelos seus próprios meios, como no caso de Cavaco Silva, que esse ainda tem uns serviços de apoio que funcionam e a sua própria posição superior dá-lhe facilmente possibilidade de ver acolhido qualquer comunicado que venha da sua Casa.
Aproveito até esta ocasião para referir o enfadonho assunto da Casa Pia, que começou nos Tribunais há quatro anos e só agora parece estar próximo da solução (?), e em que as dúvidas públicas que existiam mantêm-se quanto aos verdadeiros culpados. Uns tantos estiveram presos, embora preventivamente, mas circulam agora por aí com todo o à-vontade. No entanto, sempre correram nos “mentideros” uns nomes que não foram nunca dados como envolvidos na pedofilia ou foram-no vagamente e à sorrelfa. Há quem tenha fotos comprovativas das malvadezes, há quem afirme claramente os seus envolvimentos, o próprio Bibi não escondeu acusações, só que, segundo parece, os seus nomes pertencem a gente demasiado forte para deixar liberdade de actuação em plena consciência. É que nunca se sabe se o “boomerang”, ao voltar à origem, não causará estragos insanáveis que castigam quem o atirou antes.

Sem comentários: