A HISTÓRIA DOS BLINDADOS, tal como sucedeu com a dos submarinos, dá a ideia de que vai ficar na mesma situação das chamadas “águas de bacalhau”, que é uma expressão intraduzível para qualquer outra língua, evidentemente porque isso de colocar o nosso bacalhau de molho é coisa que só se passa em Portugal onde, até há assim não tantos anos, se via em alguidares às portas das mercearias de bairro e em que se podiam comprar prontas a ser metidas nas panelas para os portugueses se deliciarem com o apetitoso bacalhau com batatas, entre outras receitas das milhentas que existem para o que já foi o “fiel amigo”.
Mas isso das “águas de bacalhau” já foi chão que deu uvas… para continuar a utilizar expressões tão lusitanas. E, actualmente, só ficou a frase e o seu significado, pois que o que não se perdeu foi o adiar soluções de problemas, coisa que, com crise ou sem ela, está instalada no nosso comportamento e é sempre o passar do tempo que resolve, só por si, as situações mais custosas e mais divulgadas num certo período, para ficarem esquecidas e sobrepostas por outras que entretanto vão aparecendo.
Voltando, pois, ao caso dos blindados, nesta altura a fazerem parte dos noticiários, o que não é tornado público é a indicação do ou dos responsáveis por uma aquisição que, custando dinheiros públicos, representam uma acção que não representa nenhum benefício para o País, pois que, com justificação ou não, o certo é que o motivo da encomenda ao estrangeiro de seis daquelas viaturas era o da realização em Lisboa da Cimeira em 19 de Novembro, tendo chegado dois dos seis requisitados depois daquela reunião de importantes figuras internacionais ter terminado e as restantes ainda se encontrarem no armazém de origem.
Apesar do montante elevado, quer no caso dos blindados quer também no que diz respeito aos submarinos, a realidade é que não ocorreu por cá aquilo que se impunha ser efectuado com absoluta rigidez e total transparência: a investigação profunda de toda a acção e o apuramento dos responsáveis quer pela encomenda logo de início quer da preparação dos contratos quer ainda das vias que levariam ao pagamento. Se se tratasse de um País a sério, se isto ocorresse num Estado que tivesse à sua frente pessoas que se preocupam, de facto, com a limpidez dos actos, não haveria dúvidas de que nada ficaria por esclarecer e que os habitantes seriam totalmente esclarecidos, pelo direito que têm de saber o que é feito com o dinheiro dos seus impostos, sobretudo numa altura em que se castiga toda a população com encargos cada vez mais pesados para tentar fugir do enorme desequilíbrio das contas públicas. Em meu entender, não basta que o Governo Civil de Lisboa, parece que a entidade com intervenção no caso tal como ele se encontra agora, tenha decidido não receber as quatro viaturas especiais que ainda não chegaram. Muito bem, nem poderia ser de outra maneira. Mas o que se impõe também é que se apurem responsabilidades, repito, no que se refere às datas das encomendas, aos contratos efectuados e, acima de tudo, apurar com total clareza, se, no meio disso tudo, existem algumas “luvas” que tenham interferido em toda a operação. Bem nos basta ficarmos com a dúvida no caso dos submarinos, de que se sabe já que houve gente que ficou bem servida de comissões, ainda que, por cá, todos sejam uns “santinhos” e não se apontasse um único fulano que tenha metido a mão na massa!
Neste nosso País é isso que sucede? Fala-se, fala-se, adiantam-se hipóteses de corrupção, o ministro da pasta a que diz respeito o assunto lá lança as suas vagas opiniões, mas tudo passa sem que ninguém seja verdadeiramente molestado, empurrando uns para os outros as eventuais culpas, como já foi bem mostrado no caso dos submarinos e em que ninguém procedeu mal, antes pelo contrário!
E ainda clamam por aí contra o FMI, por se tratar de uma organização estrangeira que não tem nada que meter o bedelho nos assuntos nacionais! Mas se nós não somos capazes, por incompetência, protecção das figuras políticas que estão no poder ou seja lá pelo que for não apontamos nunca o dedo a quem tem de ser abertamente denunciado, o certo é que andamos sempre nas tais “águas de bacalhau” e nem o pai morre nem a gente almoça!...
Ao menos que usemos a nossa língua com as frases características, para darmos largas ao que nos vai de revolta nos nossos íntimos.
Mas isso das “águas de bacalhau” já foi chão que deu uvas… para continuar a utilizar expressões tão lusitanas. E, actualmente, só ficou a frase e o seu significado, pois que o que não se perdeu foi o adiar soluções de problemas, coisa que, com crise ou sem ela, está instalada no nosso comportamento e é sempre o passar do tempo que resolve, só por si, as situações mais custosas e mais divulgadas num certo período, para ficarem esquecidas e sobrepostas por outras que entretanto vão aparecendo.
Voltando, pois, ao caso dos blindados, nesta altura a fazerem parte dos noticiários, o que não é tornado público é a indicação do ou dos responsáveis por uma aquisição que, custando dinheiros públicos, representam uma acção que não representa nenhum benefício para o País, pois que, com justificação ou não, o certo é que o motivo da encomenda ao estrangeiro de seis daquelas viaturas era o da realização em Lisboa da Cimeira em 19 de Novembro, tendo chegado dois dos seis requisitados depois daquela reunião de importantes figuras internacionais ter terminado e as restantes ainda se encontrarem no armazém de origem.
Apesar do montante elevado, quer no caso dos blindados quer também no que diz respeito aos submarinos, a realidade é que não ocorreu por cá aquilo que se impunha ser efectuado com absoluta rigidez e total transparência: a investigação profunda de toda a acção e o apuramento dos responsáveis quer pela encomenda logo de início quer da preparação dos contratos quer ainda das vias que levariam ao pagamento. Se se tratasse de um País a sério, se isto ocorresse num Estado que tivesse à sua frente pessoas que se preocupam, de facto, com a limpidez dos actos, não haveria dúvidas de que nada ficaria por esclarecer e que os habitantes seriam totalmente esclarecidos, pelo direito que têm de saber o que é feito com o dinheiro dos seus impostos, sobretudo numa altura em que se castiga toda a população com encargos cada vez mais pesados para tentar fugir do enorme desequilíbrio das contas públicas. Em meu entender, não basta que o Governo Civil de Lisboa, parece que a entidade com intervenção no caso tal como ele se encontra agora, tenha decidido não receber as quatro viaturas especiais que ainda não chegaram. Muito bem, nem poderia ser de outra maneira. Mas o que se impõe também é que se apurem responsabilidades, repito, no que se refere às datas das encomendas, aos contratos efectuados e, acima de tudo, apurar com total clareza, se, no meio disso tudo, existem algumas “luvas” que tenham interferido em toda a operação. Bem nos basta ficarmos com a dúvida no caso dos submarinos, de que se sabe já que houve gente que ficou bem servida de comissões, ainda que, por cá, todos sejam uns “santinhos” e não se apontasse um único fulano que tenha metido a mão na massa!
Neste nosso País é isso que sucede? Fala-se, fala-se, adiantam-se hipóteses de corrupção, o ministro da pasta a que diz respeito o assunto lá lança as suas vagas opiniões, mas tudo passa sem que ninguém seja verdadeiramente molestado, empurrando uns para os outros as eventuais culpas, como já foi bem mostrado no caso dos submarinos e em que ninguém procedeu mal, antes pelo contrário!
E ainda clamam por aí contra o FMI, por se tratar de uma organização estrangeira que não tem nada que meter o bedelho nos assuntos nacionais! Mas se nós não somos capazes, por incompetência, protecção das figuras políticas que estão no poder ou seja lá pelo que for não apontamos nunca o dedo a quem tem de ser abertamente denunciado, o certo é que andamos sempre nas tais “águas de bacalhau” e nem o pai morre nem a gente almoça!...
Ao menos que usemos a nossa língua com as frases características, para darmos largas ao que nos vai de revolta nos nossos íntimos.
Sem comentários:
Enviar um comentário